O livro “Cartas a um Jovem Poeta” é um exemplo maravilhoso de como o ato de amar uma única pessoa pode iluminar toda a humanidade. Nesta sequência de cartas que correspondia com um jovem que lhe escrevia motivado pelo sonho ser poeta, Rilke transmite lições belíssimas de vida, demonstrando que todos nós somos artistas e temos o pleno potencial de transformar nossa vida em uma obra de arte.

Trechos:

Tudo está em deixar amadurecer e então dar à luz. Deixar cada impressão, cada semente de um sentimento germinar por completo dentro de si, na escuridão do indizível e do inconsciente, em um ponto inalcançável para o próprio entendimento e esperar com profunda humildade e paciência a hora do nascimento de uma nova clareza: só isso se chama viver artisticamente, tanto na compreensão quanto na criação.

(…)

Tenha paciência em relação a tudo que não está resolvido em seu coração. Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas.

(…)

Não se deixe enganar pelo que é superficial; nas profundezas tudo se torna lei.

(…)

Precisamos aceitar a nossa existência em todo o seu alcance; tudo, mesmo o inaudito, tem de ser possível nela. No fundo esta é a única coragem que se exige de nós: sermos corajosos diante do que é mais estranho, mais maravilhoso e mais inexplicável entre tudo o que nos deparamos.

(…)

Apenas quem está pronto para tudo, quem não exclui nada, nem mesmo o mais enigmático, viverá a relação com uma outra pessoa como algo vivo e irá até o fundo de sua própria existência.

(…)

Se orientarmos a nossa vida segundo aquele princípio que nos aconselha a nos aferrarmos sempre ao que é difícil, o que agora nos parece ser muito estranho se tornará o que há de mais familiar e confiável. (…) Talvez todos os dragões de nossas vidas sejam princesas, que só esperam nos ver um dia belos e corajosos.